Tudo Está Certo Como Está

Algumas vezes é difícil enteder a realidade e as coisas que acontecem no mundo, mas as coisas têm uma razão de ser. Podemos enxergar uma situação como extremamente ruim no momento, porém no futuro entenderemos como esse fato foi no fundo positivo. Às vezes entramos muito no sofrimento enquanto estamos vivendo a situação, mas é preciso ter calma e discernimento para não jogarmos todas as nossas esperanças pelo ralo. Resiliência. Resiliência. Leia este texto do Osho sobre como tudo está certo como está.

Feche seus olhos. Inspire fundo. Esvazie todo o seu pulmão. E bola pra frente que o mundo ainda existe lá fora.

Boa leitura.

Tudo Está Certo Como Está

A existência é muito virtuosa. Mesmo que você encontre algo que você não possa chamar de virtude, deve ser por causa de uma incompreensão sua. Tudo o que acontece, sempre acontece corretamente. O errado nunca acontece. Pode lhe parecer errado, porque você tem uma certa ideia do que é o correto, mas quando você puder olhar sem preconceito, nada estará errado, tudo estará certo. O nascimento, a morte, a beleza, a feiura. Tudo está certo.

Mas nossas mentes são pequenas, nossa compreensão é limitada; nós sempre vemos apenas uma pequena parte. Somos como uma pessoa que está escondida atrás da porta e olhando a rua através do buraco da fechadura. Ela sempre verá coisas passando – sim, alguém está caminhando, um carro passa de repente… Há um momento atrás ele não estava ali, então ele passa e um momento depois ele desapareceu para sempre. É dessa forma que olhamos a existência. Dizemos que alguma coisa está no futuro, então ela chega até o presente e, então, entra para o passado.

Na verdade, o tempo é uma invenção humana. Sempre é agora. A existência não conhece nenhum passado, nenhum futuro – só conhece o presente.

Mas ficamos sentados olhando através do buraco da fechadura.
Então vivemos perguntando por que existe miséria no mundo, porque há isso e aquilo… por quê? Se pudermos olhar o todo, todos esses por quês desaparecerão. E para olhar o todo, você terá que sair do seu aposento, você terá que abrir a porta, você terá que abandonar essa visão do buraco da fechadura.

É exatamente isso que é a mente: um buraco de fechadura, e um buraco muito pequeno. Comparados a este vasto universo, o que são seus olhos, seus ouvidos, suas mãos? O que podemos apreender? Nada de muita significância. E a esses pequenos fragmentos da verdade, ficamos muito apegados! Se você puder ver o todo, tudo é como deve ser – este é o significado de “tudo está certo como está”. O errado não existe. Somente Deus existe; o Diabo é uma criação do homem.

Osho

Tudo está certo como está - Osho - Projeto X - Resiliência - medo - Esperança

Comments

comments

2 comments on “Tudo Está Certo Como Está”

  1. Adalberto Batista da Silva disse:

    São fantásticos os artigos que estou recebendo! Sou grato por nos dispobilizar tais ensinamentos!

    1. projetox disse:

      Ficamos muito felizes, Adalberto! Nos dá força para continuar!

      Gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *